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precisa de ajuda?

se está tendo algum problema com nossos serviços, estamos aqui para te ajudar

passo a passo

Antes de solicitar suporte, há alguns procedimentos que você pode fazer para solucionar a maioria dos problemas de forma mais rápida, bem como ajudar no diagnóstico de algo mais complexo

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Identificar o problema

Verifique se o problema ocorre em algum site ou aplicativo em específico, ou em algum telefone ou computador apenas, ou o contrário, se apenas algum funciona. Se não for algo generalizado, afetando todos dispositivos e toda a Internet, pode ser que não seja exatamente um defeito no nosso serviço.

2

Verificar os equipamentos

Confira se os equipamentos estão todos ligados e os cabos estão conectados nas portas corretas. Nessa etapa, verifique desde o encaixe das fontes de alimentação na tomada de energia aos cabos de rede no roteador e no injetor PoE (aparelho pequeno, com apenas 2 entradas para cabo de rede e ligado à energia). Não mude nada de lugar, apenas certifique-se de que está tudo bem conectado e aguarde 2 minutos para ver se o serviço normaliza. 

3

Aguardar

Às vezes tudo que precisa fazer é aguardar um pouco. Se o problema acabou de começar, espere ao menos 10 minutos antes de acionar o suporte técnico, para verificar se não normaliza por conta própria.

4

Acionar o suporte técnico

Tendo certeza de que tudo está certo no seu lado, entre em contato com nosso suporte técnico para que seja feita uma análise maior e diagnóstico do problema, bem como a tomada das ações necessárias para a normalização. Se o problema não tiver sido causado pelo próprio assinante ou terceiros, o suporte será gratuito e obedecerá os prazos do contrato para a resolução.

dúvidas frequentes

Seu roteador provavelmente não está ligado à energia. Verifique se as luzes dele estão acendendo. Caso esteja ligado, pode estar com algum problema ou um simples travamento. Desligue o roteador da energia, aguarde 15 segundos e ligue novamente.

Verifique se os cabos de rede estão conectados corretamente no roteador, bem encaixados e nas mesmas portas em que o técnico deixou. Caso tudo esteja correto, desligue todos equipamentos da tomada de energia, ligue novamente e aguarde 2 minutos.

Verifique se outros sites ou aplicativos estão funcionando normalmente. Caso os outros estejam normais, pode ser um problema com o site ou aplicativo, e não com a conexão de Internet. Aguarde alguns minutos ou horas para que os responsáveis resolvam o problema. Se passar muito tempo e não normalizar, entre em contato conosco para analisarmos também e confirmar se nosso serviço está normal para você. 

Há algumas causas para isso: se antes não tinha esse problema e você não mudou o roteador de lugar nem colocou nada metálico próximo a ele, pode ser que seu equipamento tenha perdido potência no envio de sinal. Desligue e ligue-o novamente e verifique se normaliza, do contrário precisará substituir por um novo.

Se esse problema persiste há muito tempo, o roteador pode estar mal posicionado no imóvel, de forma que o sinal não chega a todos os cômodos. Nós podemos lhe ajudar com isso fazendo uma análise do local e definindo o melhor lugar para deixar o roteador, de forma a ter a melhor cobertura.

Pode ser também que seu roteador não tenha cobertura suficiente para o seu caso. Roteadores sem antena externa ou que possuem apenas 1 antena não conseguem manter a qualidade da conexão em distâncias maiores ou com obstrução de paredes. Recomendamos adquirir um roteador novo, com ao menos 2 antenas externas.

Será preciso alterar a senha do WiFi e verificar as configurações do roteador, para cerificar que o recurso WPS, que devido a uma falha possibilita conexões mesmo sem a senha, esteja desativado.

Garanta que enquanto faz o teste ninguém mais esteja usando a Internet, nem mesmo outros sites ou aplicativos estejam abertos em seu telefone ou computador, e que não esteja ocorrendo nenhuma atualização. Faça o teste próximo ao roteador ou, preferencialmente, em um dispositivo conectado por cabo. Se mesmo assim tiver resultados insatisfatórios, pode ser um problema com o WiFi, e não com a conexão de Internet propriamente dita. Desligue o roteador e ligue novamente e refaça os testes. Entre em contato com o suporte técnico caso o problema persista.

Use apenas medidores de velocidade confiáveis: Fast.com, Speedtest.net e Nperf
Lembre-se que, dependendo do plano contratado, os resultados obtidos podem estar de acordo com a garantia de banda.